domingo, 9 de maio de 2010

BRINCAR: UMA ATIVIDADE PARA A VIDA INTEIRA



O brincar começa muito cedo na relação que se estabelece entre o bebê e a mãe. É nesta fase que acontecem as experiências fundamentais onde o amor da mãe se revela através da comunicação e do sentimento de segurança, que favorecem e constroem, na criança, a confiança no outro e no meio, a autoestima e a possibilidade de autoria durante a vida.
A principal linguagem da criança é o brincar, sendo importante que a mãe saiba estabelecer um diálogo com o filho no nível que ele seja capaz de compreender. No entanto, na vida cotidiana, o mundo adulto, muitas vezes está muito distante da vivência infantil e a mãe precisa reaprender a brincar para estar verdadeiramente com seu bebê.
Sabe-se hoje, através de evidências científicas e descobertas recentes sobre o funcionamento do cérebro, que cerca de 80% de todo o seu desenvolvimento acontece até os três anos, por isso a grande importância de se investir principalmente na educação de bebês e crianças de idade pré-escolar através de atividades que, trabalhadas adequadamente, terão um impacto positivo ao longo de toda a vida adulta.
Diante desta realidade, a Oficina de Arte Lua Nova vem oferecendo um trabalho grupal com Música e Movimento para Mães e Bebês, a partir de 8 meses, para potencializar o brincar, o conhecimento corporal, a identificação de sons e ritmos, além de propiciar momentos de cumplicidade e aconchego, promovendo o desenvolvimento integral da criança.
Através de atividades conjuntas, atividades lúdicas diversificadas e desafios apropriados a cada estágio do nível de desenvolvimento da criança e seu estilo de aprendizado, é possível favorecer à mãe e à criança uma grande variedade de situações enriquecedoras, ajudando o pequeno a se socializar e o adulto a aumentar significativamente seu repertório do brincar.
Além disso, as mães trocam experiências e podem refletir sobre sua experiência singular de ser mãe daquela criança. Já a criança desenvolve a capacidade de fala, memória, a coordenação com outras crianças e a consciência do próprio corpo.
Enfim, é oferecida uma matriz para um brincar sadio, que se torna herança para a vida inteira. Quem aprende a brincar torna-se mais criativo e sente-se mais feliz, não importa a idade que tenha.

Artigo Publicado na Revista QUALITÁ (maio/junho 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário