segunda-feira, 31 de maio de 2010



PARA QUE FRUSTRAR MEU FILHO?


Uma criança está aprendendo a andar e, aos seus primeiros passinhos, cai sentada. Em menos de um segundo sua mãe chega e já a pega no colo preocupadíssima com o pequeno "tombo" de seu filho. A criança (que não havia nem se machucado) começa a chorar, ao perceber o cuidado excessivo da mãe...

O ideal é deixar que a criança se levante (claro, se ela não se machucou) e que ela perceba que se cair, terá de levantar e começar de novo. Isso dá à criança independência, o que é essencial para sua formação. Se a cada passo em falso da criança os pais tentarem ajudar no exato momento e se quando ela for pedir alguma coisa os pais já derem a resposta imediatamente, a criança se sentirá insegura quando em alguma ocasião, tiver que fazer alguma coisa sozinha.


Observando o uso do banheiro por crianças de 3 anos assistimos a cenas que nos fazem pensar: lado a lado, temos um servinho que abaixa suas calças, faz seu xixi - sabe se cuidar - sobe sua cueca e calça, deixando tudo junto, enrolado e, sozinho, vai embora feliz lavar suas mãos. O outro, permanece parado sem reação, olhando a privada, rendido, com as mãos levantadas...Provavelmente esperando quando suas calças vão abaixar...Ou seja, dependente de outro, de um adulto que fez isso por ele todos os dias até então.

Sabemos que quando as crianças enfrentam poucos desafios que reconhecem como seus, não conseguem criar soluções criativas próprias aos desafios normais da vida, não têm a oportunidade de superar problemas e viver a satisfação de ter dado conta de se cuidar.

Aprender a superar desafios e a preservar não é apenas uma virtude, mas uma habilidade necessária à vida.

Por isso, vale a reflexão...Entre um exemplo e outro há um caminho importante que depende de pais confiantes na capacidade de seus filhos em resorver-se em situações as mais triviais! (TRECHO RETIRADO DO BLOG DA VILA: http://escoladavila.wordpress.com/2010/03/)


Portanto, fica a dica: deixar que seu filho se frustre um pouco é essencial para sua formação e para que ele seja uma pessoa mais segura e mais feliz!!!


O QUE VOCÊ ACHOU DESTE POST?? FAÇA SEU COMENTÁRIO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário